Hoje recebi esta mensagem no grupo que administro do WhatsApp Rádios Digitais do colega JJef Jhonson e compartilho com todos.
Pessoal, se esforcem para participar não só desse evento, mas de todos os eventos possíveis. Ser radioamador não é só nos comunicar via rádio.
Encontros, eventos, mercado de pulgas e etc… fazem parte da nossa tradição.
O que o Rubens H Zolotujin PY2LRZ , Ronaldo Andre Zonaro o Eger entre outros estão fazendo é um trabalho essencial para manter viva a nossa cultura.
Nós, que já podemos dizer que somos da velha guarda, temos a infelicidade de saber que nosso hobby teve passado por uma grande queda nos últimos anos. Não temos mais um encontro referência nacional como foi a Fenarcom, não temos mais a revista CQ Magazine, não temos mais uma estação de rádio dentro do copom da PM e por aí vai.
Os 11 mts ao meu ver, posso estar errado, mas ficou um bom tempo abandonado. Hoje o que estamos vivendo, principalmente pós pandemia é a reativação no modo geral do radioamadorismo no Brasil. O surgimento dos baofengs e dos DMR, movimenta muito o VHF e UHF.
O Dstar ficou abandonado por anos, alguns diziam até que o “Dstar morreu” (só que não). Hoje DMR e Dstar são as modalidades mais movimentadas aqui. Sem contar a quantidade grande de repetidoras analógicas que tem movimento dia e noite.
APRS ainda está meio capenga, mas sobrevive e C4FM infelizmente não vingou aqui em SP. Também devemos muito respeito a todos os mantendes do Brasil, DMR não é minha modalidade principal, e isso não me dá o direto de desprezar o modo como tem gente feito aqui condenando o Dstar por quê os rádios são caros.
Todos os sistemas digitais dependem de investimento, tempo e muita dedicação para estarem a nossa disposição de graça, no entanto devemos dar muito valor em cada um que se empenha para manter tudo isso em pé.
Sem me estender muito por quê o assunto vai longe, não deixem de participar dos eventos, isso enriquece o nosso hobby e que quem ganha somos nós.
III Encontro de Radioamadores e Faixa do Cidadão em Artur Nogueira, SP 08/10/2023
Há! Me esqueci um detalhe, que fez contato com a globo pra reclamar do policial que usou o termo “radioamador” de forma errônea, poderia entrar em contato pedindo uma cobertura do evento. Vai ter muitos radioamadores lá quem sabem pode ver como funciona.