ZW14BIS – 104 anos do primeiro vôo do 14 bis

Z W 1 4 B I S

DIA: 17/10/2010
HORA: 08:00 AS 18:00H
LOCAL: MUSEU AEROESPACIAL- MUSAL
CAMPOS DOS AFONSOS – RJ

Comunico a todos que numa ação inusitada, os Radioamadores PY1LBR – NEWTON, PY1HS – JAIR, PY1YB – IVAN e PY1NP – MACEDO, firmaram junto Comando do Museu Aeroespacial – Musal, uma parceria para que no próximo dia 17/10, no período das 08:00 as 18:00h, fosse realizado naquela Unidade uma Exposição Radio amadorística, juntamente com as comemorações das alusivas aos 104 anos do Primeiro Vôo do 14 BIS.

O 14 BIS voltará, mais uma vez aos céus brasileiro, desta feita, sob o indicativo de chamada ZW14BIS, nossos agradecimentos a ANATEL/RJ, que em tempo Record nos proporcionou a utilização deste indicativo especial.

A LABRE-RJ, o RIO DX GROUP, e os Radioamadores acima, estarão presente ao evento, operando nas faixas de 80/40/20/15/10 e VHF. Participe, você Radioamador, juntamente com a família e suas crianças, comparecendo ao Evento, conhecendo o MUSEU AEROESPACIAL, a réplica do 14BIS, e a Demonstração Radio amadorística.

Na impossibilidade de comparecimento, participe de sua residência, através das
freqüências indicadas acima, o que lhe proporcionará o recebimento de um belíssimo cartão de QSL COMEMORATIVO AO EVENTO.

Peço a todos uma ampla divulgação, e aproveito a oportunidade para parabenizar os Radioamadores acima, PY1YB, PY1NP, PY1HS,PY1LBR, pela brilhante iniciativa.

Os Cartões de QSL’s deverão ser remetidos para:

LABRE – RJ
CAIXA POSTAL 58
20010-974 RIO DE JANEIRO RJ

PAULO ROBERTO DA SILVA – PY1PM
PRESIDENTE DA LABRE RJ

Um Breve Relato:

O 14-bis era constituído por um aeroplano unido ao balão 14, que fora utilizado
em vôos feitos por Santos Dumont em meados de 1905. Daí o nome “14-bis”, isto é, o “14 de novo”, devido ao fato do balão estar sendo reaproveitado. A função do balão era reduzir o peso efetivo do aeroplano e facilitar a decolagem. O aeróstato, porém, gerava muito arrasto e não permitia ao avião desenvolver velocidade. Santos Dumont retirou o balão e, para compensar o aumento de peso, no dia 3 de setembro de 1906 duplicou a potência do aparelho, instalando um motor de 50 cavalos-vapor no lugar do de 24 até então utilizado. Transformou o 14-bis assim no Oiseau de Proie, com o qual obeve um salto de 8 metros em 13 de setembro de 1906. Fez modificações no avião: envernizou a seda das asas para aumentar a sustentação, retirou a roda traseira, por atrapalhar a decolagem, e cortou a estrutura portadora da hélice. Em 23 de outubro de 1906, no campo de Bagatelle, na cidade de Paris, o Oiseau de Proie II decolou usando seus próprios meios e sem auxílio de dispositivos de lançamento, percorrendo 60 metros em sete segundos, a uma altura de aproximadamente 2 metros, perante mais de mil espectadores. Esteve presente a Comissão Oficial do aeroclube da França, entidade reconhecida internacionalmente e autorizada a homologar qualquer evento marcante, tanto no campo dos aeróstatos como no dos “mais pesado que o ar”. Em 12 de novembro do mesmo ano, com o avião – agora o Oiseau de Proie III – provido de ailerões rudimentares para ajudar na direção, percorreu 220 metros em 21,5 segundos, estabelecendo o recorde de distância da época.[1]

fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Santos-Dumont_14-bis

Posted by

Rubens Zolotujin

Rubens Zolotujin é um indivíduo multifacetado cuja paixão pelo radioamadorismo se destaca como um dos pilares de sua vida. Com mais de 25 anos de experiência nessa área, ele se firmou como um respeitado entusiasta do rádio. Seu hobby evoluiu para um profundo envolvimento com a tecnologia e a cybersegurança, marcando-o como um especialista em um mundo cada vez mais digitalizado.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.