Desde o dia 18/06/11 está no ar o sistema AIS para a região do Espírito Santo (uma parceira do GECRE e o Marinetraffic.com)

Desde o dia 18/06/11 está no ar o sistema AIS para a região do Espírito Santo (uma parceira do GECRE e o Marinetraffic.com).

O sistema AIS (Automatic Identification System) funciona da seguinte maneira: Embarcações mantém transmissores ligados à GPS que enviam em torno de 10 sinais por minuto às demais embarcações e estações costeiras suas posições, além de destino, ETA, velocidade e outras informações (praticamente em tempo real). Esse sistema foi originalmente projetado para evitar colisões entre embarcações (similar aos Transponders em aeronaves).

Atualmente existem estações costeiras espalhadas em todo o globo que recebem as coordenadas (nas frequências de 161.975 MHz and 162.025 MHz) e enviam para servidores na internet. No Brasil existem atualmente sete estações costeiras receptoras de sinais, nos estados do Amazonas, Sergipe, Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia. Para completar a cobertura da costa brasileira, desde ontem está no ar a estação PU1BRA/GECRE, monitorando plataformas de petróleo e demais embarcações desde a bacia de campos até no norte do Estado do Espírito Santo.

A estação consiste de um receptor ELGR-161/162 (cedido gratuitamente pelo marinetraffic.com, enviado da Ucrânia ) ligado à internet diretamente em um roteador e uma antena direcional de 7 elementos apontada para 180º (fotos abaio).

Nos links abaixo estão as informações em tempo real das embarcações na baicia de campos e região do Porto de Vitória (captadas pelo sistema) bem como a área de cobertura da estação e dados estatísticos.

Para nós radioamadores, esse sistema é de extrama importância para estudos de propagação.

Estatísticas da estação PU1BRA/Gecre: http://www.marinetraffic.com/ais/pt/stationdetails.aspx?station_id=808

Mapa de cobertura da estação: http://www.marinetraffic.com/ais/pt/default.aspx?oldmmsi=808

Movimentação de navios captados: http://www.marinetraffic.com/ais/pt/default.aspx?level0=100

Detalhes do sistema AIS da marinetraffic.com: http://www.marinetraffic.com/ais/pt/faq.aspx?level1=160#3

Wikipedia sobre o sistema: http://en.wikipedia.org/wiki/Automatic_Identification_System

Mais detalhes e fotos em http://www.gecre.org

Att,

Werther Krohling
PU1BRA – GG99up
ARRL Member: #3000066634
EPC Member (European Phase Shift Keying Club): #14784
Club: www.gecre.org
Twitter: @werther_k

Posted by

Rubens Zolotujin

Rubens Zolotujin é um indivíduo multifacetado cuja paixão pelo radioamadorismo se destaca como um dos pilares de sua vida. Com mais de 25 anos de experiência nessa área, ele se firmou como um respeitado entusiasta do rádio. Seu hobby evoluiu para um profundo envolvimento com a tecnologia e a cybersegurança, marcando-o como um especialista em um mundo cada vez mais digitalizado.

Você também pode gostar…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.